Rakhat, ou a força da ignorância.

Se podemos tirar algo de positivo da ignorância é a surpreendente capacidade que pode ter em se transformar em curiosidade, e da curiosidade ao interesse é apenas um pequeno passo. Falo em surpreendente, porque de facto quando a ignorância se manifesta, esta não me parece emparelhar na maioria das vezes com a curiosidade e o interesse. Muito pelo contrário, a ignorância vai muito bem com a preguiça e com a ausência de curiosidade.

Por isso, fico feliz quando a minha ignorância normalmente se transforma de imediato em curiosidade e interesse. Pouco importa o que é, pouco importa se estamos a falar de uma simples raquete de ténis por exemplo, que acidentalmente, por motivos difíceis de explicar mim próprio, é um dos nomes brincadeira que chamo ao António. “Raquete”. Raquete talvez porque gosto muito de ténis e do António, e porque o comecei chamar talvez tivesse ele o tamanho de uma raquete de ténis. 

O que eu ignorava, só para dar um exemplo desta ignorância, é que o "ténis" é praticado desde 1500 a.c, como provam alguns templos egípcios com representações de homens a baterem com um pau numa bola, como parte de cerimónias religiosas.

Porém foi só no século XI que alguns monges cristãos se interessam pela modalidade e acabam por ser os primeiros europeus a praticar uma versão do ténis mais ou menos como hoje conhecemos. Batiam as bolas com as mãos (esta parte não é novidade para mim) por cima de uma rede estendida sobre o campo. (esta parte é novidade para mim)

Daí, a raquete, que provém do árabe Rakhat, que significa palma da mão. A minha fonte será um pouco duvidosa, não consegui tirar a limpo, mas como considero engraçado, deixei passar. Até porque árabe liga muito bem com outra imagem que tenho do António, por causa dos seus frondosos cabelos claros, que é a imagem de Lawrence of Arabia. Até que ponto pode o Lawrence ter usado a sua Rakhat para jogar ténis? Não há qualquer referência no livro, ou no filme, e mesmo assim tem tudo para poder ter acontecido, uma vez que o desporto já era extremamente popular quando T.E Edward Lawrence nasceu, em 1888. Onze anos antes, em 1877, realizava-se o primeiro Torneio de Wimbledon. 

Esta fonte, muito pouco segura, mas divertida também me ensinou que a palavra Ténis derivará da palavra francesa Tenez, a forma imperativa do verbo tenir, segurar. O servidor anunciava Tenez! quando estava prestes para servir, como quem diz segura lá isto se conseguires. Convenhamos, organizar um torneio de Ténis é muito mais pratico que um torneio de Seguraláistoseconseguires.

A refeição não poderia acabar sem o Deuce (doce em açoriano) que também nasce do francês à deux le jeux, dois jogadores empatados e com a possibilidade de ganhar o jogo. Fica mais uma vez a certeza que o ténis é um desporto muito interessante e divertido, mas a ignorância ainda é mais. 




O Rei Inglês Henrique VIII era um entusiasta e em 1530 mandou construir um campo de ténis no palácio de Hampton Court. Este campo, muito bem representado nesta ilustração ainda hoje é usado pelos praticantes de Real Tennis, como se pode confirmar neste vídeo do Youtube: Real Tennis Video Compilation



O aspecto exterior do pavilhão.





Comentários