Esferográfica por favor, que caneta é coisa de puta.


Gosto de esferográficas porque gosto de escrever. Mas o que mais me fascina é o nome que damos a esta coisa que serve para escrever. Uma esfera gráfica. Não parece um conceito futurista à brava?
Claro, como bons portugueses, não podia ser simples como pen, pluma ou stylo, tinha que ser e-s-f-e-r-o-g-r-á-f-i-c-a. Se três letras não servem, quatro muito menos. Faz lembrar a epidemia de construção estádios no Euro 2004, mas agora em modo Scrabble. Fosse o nosso alfabeto maior, ou tivéssemos mais peças para por no tabuleiro, mais letras teríamos usado para descrever este luxuoso e requintado objecto.

Não, não quero um lápis, que é sujo, vazio, imemorável. É coisa de mestre. Nem quero uma caneta. As putas assinam cheques com canetas. Já um senhor, mesmo que vá às putas e pague com um cheque, endossado por outra puta, assina com esferográfica. Pelo menos, quando eu for a um bordel quero que seja assim.
Mas as vantagens de ter uma esferográfica como animal de estimação não se ficam por aqui.
É verdade que também se pode borrar nos sítios mais inesperados, como o bolso de uma boa camisa, e terá o óbvio direito a um placa à porta a dizer: cuidado com a esferográfica. Ambos morrem mais ou menos ao fim de 7 anos, se não se perder. Mas a parecenças ficam-se por aí.
Uma esferográfica não faz chamadas de atenção, nem qualquer outro tipo de chamadas. Nem fica toda a noite a ganir porque a cadela do vizinho está com o cio, mas o muro é muito alto. Muito menos morde as outras pessoas, ou deixa pêlo por todo o lado. Nem sequer  bebe a água da sanita.
Se o dono de um animal de estimação se vê na condição de ter que fazer um seguro contra acidentes, já o dono de uma esferográfica está seguro que ela é principal responsável pelo materializar de um raciocínio, uma ideia, uma lista de compras ou um simples: Dona Arlinda é favor de por as camisas brancas na lixívia, que estão uma vergonha. Obrigado
Então se for nesta condição de recadista uma esferográfica é para vida. Está ao nível de uma boa esposa.
Mas aqui deixo-me de comparações.
Já tentaram dormir com uma esferográfica?

Comentários