A boca da minha mãe parece um saco do lixo, já a minha parece um cofre num banco suíço.



















- Já vi que estão de dieta.
Chutou a minha mãe, que deve andar a pesar entre os 40 e os 50 quilos. De cada perna.
É como tal, uma voz que merece todo o crédito no que a dietas diz respeito.

Mãe, a palavra dieta já não se usa. Está fora de moda e de tempo.
Nós agora chamamos a isto uma alimentação saudável e não fazemos um esforço para comer desta forma. Gostamos e muito.
Gostamos de saber que estamos a comer um tomate acabado de comprar na Praça e um queijo fresco de Santo António, em folha de conteira. Abençoada seja a criatura que conseguiu esterilizar a folha de conteira. Foi como dizer à ASAE, que está a matar por asfixia lenta a cultura gastronómica deste país, chupa aqui na folha de conteira, a ver se eu deixo. Muito bom.
Depois é ir ali ao quintal e arrancar umas folhas de majericão, que são esmagadas no almofariz, com um pouco de azeite extra virgem, Vila do Bispado.
Um pouco de flor de sal e pimenta acabada de moer.
Estou-me perfeitamente a borrifar quantas calorias tem ou deixa de ter. Sei que são poucas, mas como não estou de dieta não me preocupo.
Normalmente ficamos bem com um almoço leve e não nos custa. Primeiro porque já estamos muito habituados a não comer muito mais do que precisamos. E em segundo lugar porque os nossos patrões ficam todos satisfeitos com os nossos níveis de produtividade da parte da tarde. Já a malta que come o bife à Alcides com meio copo de vinho ou uma cerveja também se farta de produzir. Então gases, nossa senhora. 

Para a minha mãe dieta é uma coisa chata e aborrecida. Tem que comer salada, imagine-se. E sem poder por lá dentro mão de vaca, ou dobrada.
O peixe, a batata e a cenoura são cozidas, mas para lhe dar uma graça, uma colher de maionese light não faz mal algum. É light.
A morcela é proibida, a não ser que seja grelhada. Grelhada até é saudável.

A dieta é uma questão geracional e vai morrer com a geração que a criou.
Para a minha mãe é um esforço enorme, gigante, homérico fazer uma dieta, porque aqueles não são os seus princípios alimentares. Então vive num ciclo engorda - hospital - dieta.
Ela não vai mudar.
Por outro lado, nós não fazemos dieta. Temos uma alimentação regrada, saudável, à base de produtos frescos e sem exageros. Não temos doenças, não temos peso a mais, não temos colesterol e muito menos arfamos ao segundo degrau de uma escada. Não somos glutões, nem gananciosos.
E que não se pense que temos pouco prazer quando preparamos e comemos de forma saudável. Talvez mais do que um glutão, que sorve comida como se não houvesse amanhã, nós apreciamos o sabor das coisas. 
Gostar de comida, não é comer mais.
É comer menos.

Para teu sempre,

Luís  


P.S - Salada Caprese com ingredientes regionais. Sumo de Melancia fresca. Gaspacho da Quinta dos Sabores do Paulo Decq.

Comentários

  1. Olá Luis,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tudoreceita.pt tem mais de 20.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Paulo Fernandes
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.