És amigo do Hugo Ferreira? Então este post é para ti.

Maldita terra esta.
No Facebook existe um grupo que dá pelo nome Experiências da Restauração Açoriana, ou algo muito parecido. Nunca cometei, e espero nunca o fazer.
Mas vejo, todos os dias, o post de um restaurante a anunciar o seu prato do dia. E todos os dias o prato do dia é composto de uma proteína qualquer, batatas fritas congeladas, cenoura ralada, milho de lata, alface, e uma azeitona decorativa. Quando são duas representarão os olhos. Quando é uma provavelmente representará o olho do cú.

Mais coisa, menos coisa este é o espelho da nossa restauração. É impressionante entrar no Galego, que faz um bom bife, e ver o restaurante sempre cheio de gente e em cima de todas as mesas: batata frita, bife, pimenta da terra. Ketchup e maionese. Já disse várias vezes que esta é a terra do bife. É. Mas também é da batata frita e da pimenta da terra.

Por outro lado, é triste, mas muito triste, um triste mórbido mesmo, entrar na cafetaria da Escola de Formação Turística e Hoteleira ao fim de semana para comer um excelente menú Bistro e a minha família ocupar a única mesa e ser o único jantar a ser servido.
Quem lá está, já devem ter ouvido falar, é o Hugo Ferreira, finalista do Chef Cozinheiro do Ano. Pela primeira vez temos um açoriano numa final. Creio.
O Hugo tem imensos amigos no Facebook. Quando saiu a notícia foi uma enchurrada de likes e comentários.
A pergunta que me faço é onde estão esses amigos, porra?
Não têm curiosidade em comer o que o Hugo faz?
Não têm curiosidade em perceber como um Chef como o Hugo, que apesar de muito viajado, sofre e tem as limitações que nós temos por sermos ilhéus e mesmo assim consegue chegar a esta final? É que todos os que competem com ele têm os restaurantes cheios, servem dezenas de refeições e menus de degustação. Todos os dias.
Já o Hugo teve no Sábado 2 menús. Belos amigos.
Pensam que estou a provocar os amigos do Hugo? Sim, estou porra.
Apareçam e provem as iguarias e as maravilhas daquele que para mim já é o chef do ano.
Ai a crise e tal.
Entrada 3 euros. Prato principal 7 euros. Sobremesa 2.5 euros. 12,5 euros o total. O vosso jantar de aniversário no Yatch Club, ou outros que tais sai mais caro e nem chega aos calcanhares da Escola.
Mas não estou só a provocar os amigos do Hugo. Estou a provocar a todos os outros, principalmente aqueles que gastam muito mais que este dinheiro para jantar fora e comem pior ou aqueles que pensam que ir jantar fora sai caríssimo.
E depois ainda se queixam-se de pagarem impostos e não verem qualquer retorno do vosso dinheiro?

Reservas: 296 206 155









Comentários