Porque é que, no entender de L.A.E, um Porco Pata Negra dava melhor capa da Playboy que Ruth Marlene.


















Que melhor forma de fechar uma trilogia de posts que une batatas fritas e ovos? Presunto Ibérico Pata Negra. De Espanha, podem não vir bons ventos, mas vem o melhor presunto do mundo. Que se lixem os casamentos, que é uma instituição totalmente falida perto do presunto.
E L.A.E não se rende ao provincianismo de dizer que o de cá é igual ou melhor. Bullocks (ou Bolotas! Se preferirem). Fazemos bom Pata Negra, mas o deles é consistentemente melhor. Como no futebol. Cortado à mão, um 5J (o Real Madrid da coisa) pode rondar os 180 euros o quilo. Comprando a peça, sai um pouco mais barato. Mas se não se tiver o Cristiano Ronaldo para o cortar, é dar pérolas aos porcos que, como L.A.E, não o sabem fazer.
Porque os porcos, que se passeiam livremente, na Extremadura, comem maçãs, bolotas e cogumelos selvagens, merecem todas as pérolas. Aliás para L.A.E fariam melhor capa da Playboy que a Ruth Marlene.
É impossível não nos apaixonarmos por este espírito rebelde: gordo, selvagem de distinto pêlo preto, mas que ao mesmo tempo tem pernas longas, e as unhas pintadas com verniz negro. Daí o carinhoso nome Pata Negra. E diz-se, que os saltos altos lhe podiam ficar bem, porque tem a canela fina.
Que se detenham aqueles que começam a pensar que existe alguma tensão sexual entre L.A.E e o Porco Pata Negra. Não há. Existe sim, uma bonita amizade, que resiste a "inuendos" sexuais.
Romanceia-se, mas não andará longe da verdade, que a primeira vez que se confeccionou porco resultou de uma ninhada de leitões ter ficado encurralada numa casa a arder. Extinto o incêndio, o guardador dos porcos sentiu um cheiro apetitoso e provou pela primeira vez carne assada. Escusado será dizer que se incendiaram, de modo pró activo, diversas habitações, até perceberem que o podiam fazer, sem pegar fogo às respectivas casas.
A partir daí o porco passou a ter uma vida mais ocupada que o Presidente da E.U.A, que por sinal também é preto. Só lhe fica bem a homenagem. Pois dele se aproveita tudo e se fazem centenas de comidas e enchidos.
Dos derivados, bacon, bacon, bacon, fiambre, chouriço, morcela que coloco na categoria de paté e não na prateleira dos fumados. Pelo menos a dos Açores. E agora é que L.A.E vai começar a estragar isto tudo. Fumados nos Açores é mentira. Não existem. O nosso chouriço não é fumado como deve de ser, é carnudo e com um tempero puxado, que o torna irresistível. No meu dicionário está no limiar da carne curada e não de um chouriço fumado.
E depois há coisas curiosas. Não fumam o chouriço, mas fumam o fiambre. Que tradicionalmente não se fuma. O Fiambre e o Presunto são basicamente a mesma coisa. O primeiro é cozido e o segundo curado. Nós criamos um terceiro ramo, o fiambre cozido, fumado. E o pior, é que depois de L.A.E tentar provar a falta de lógica disto tudo, o raio do fiambre fumado sabe bem.
Quanto a incoerências várias, tudo dito. Coerente e consistente é a dificuldade que temos em encontrar bons enchidos nos Açores. O Papa já veio aos Açores uma vez, e prevejo que num ciclo de cem anos volte cá novamente. Já sua eminência O Presunto de Porco Preto vir cá colocar uma patinha que seja, nem ver, nem previsões.
É por isso, que L.A.E quando vai ao Corte Inglês, o faz com a reverência de entrar numa sala de aulas, mas sentindo-se uma criança de 5 anos, no corredor dos chocolates. Temos à nossa disposição, não só uma marca ou duas. Temos vários e extraordinários presuntos espanhóis e portugueses e enchidos cortados na hora. É inebriante.
L.A.E já gastou largas centenas de euros só em presunto 5J. O que olhando para a cadeia alimentar, me deixa, mais coisa, menos coisa pronto para abate. A grande diferença, será talvez que o porco é porco e oferece-nos muito mais do que promete. Já L.A.E é um porco, supostamente bem alimentado, que promete muito, mas depois quando se abre ao meio, pouco ou mesmo nada se aproveita.






















*L.A.E lança o desafio aos leitores deste blog. Comprar um porco em leasing.
Porco Leasing aqui

Comentários

  1. o link para o porco leasing não funciona

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, está resolvido. Que nosso senhor lhe reserve um presunto pata negra para uma oportunidade bem próxima. Obrigado pelo aviso.

    ResponderEliminar
  3. Lui´s,
    Deve ser triste para ti, ou, pelo menos, para alguem.
    `A medida que a seriedade toma conta deste blog e se caminha no sentido da verdade gastrono´mica, os "comentaristas" vao ficando pelo caminho.
    Prova´velmente por nao terem paciencia para as verdadeiras descobertas ou para a pedagogia que se desejava ver "pegar de galho" nas escolas (pelo menos secunda´rias). No entanto, acredito que tudo isto mude se me tirares a seguinte du´vida: A mim, parece-me que o respectivo "Pata Negra", em brilhante pose, com toda aquela depilaçao, nao e´ um "GuineaPig" mas sim um "GayPig".

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos, é um sentimento ambíguo. Por um lado, todos gostamos de uma boa algazarra. Por outro lado, dado o nível de iliteracia, mais valem poucos, mas bons.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.