Portugal não é pequeno demais para a sua ambição Tio Belmiro? Já pensou em emigrar?




















O Tio Belmiro de Azevedo é amigo e como todos nós sabemos podemos contar com ele. 
Veja-se, por exemplo, o mega piquenique com que nos presenteia todos os anos, com direito a concerto do Toni Carreira, desconto em talão e frangos do churrasco.

E ainda bem que são frangos inteiros, porque se o Tio Belmiro quisesse nos presentear com peitinhos de frango, ou mesmo bifinhos de frango, o caso complicava-se e de que maneira. Tanto que não sei se o orçamento chegaria para pagar ao Toni Carreira. (Isto sem explorar a hipótese do Toni receber em peitinhos, coisa à qual me parece bastante habituado)

Já imagino o Tio Belmiro no linear do frango embalado do Continente a fazer contas às vida:

Peito de Frango - 6,19 euros
Bife de Frango - 9,25 euros

Confesso que tenho curiosidade em ver a cara de perplexidade com que o Tio Belmiro iria olhar para as duas embalagens, não encontrado quase nenhuma diferença entre elas, para além do preço.

Ambas se apresentam como aquilo que todos nós sempre reconhecemos como peitos de frango, mas pelos vistos alguns são bifes e outros são enteados.

Pronto, há uma diferença assumida: o peito de frango vem com osso. É verdade que vivemos numa época de total demissão de responsabilidades, em que cozinhar passou a ser um conceito mais associado a abrir pacotes do que confeccionar o que seja. Mas mesmo assim, raios, é um osso que está exposto. Pressionando o polegar oponível (para alguma coisa havia de servir) e o indicador em ambos os lados do osso e é só puxar. 

Caso esta tarefa se revele homérica e complexa é deixar estar o osso. Não comemos toda a vida o peito de frango com osso?  Aliás, quase todos os chef’s dizem que a comida fica mais saborosa quando cozinhada no osso.

Enquanto o Tio Belmiro vai fazendo contas à vida para se perceber se o seu custo hora é mais barato do que o do talhante, que não tirou o osso, para ver qual o mais em conta comprar não nos podemos esquecer que o Tio Belmiro ganha bem, como tal, deve-lhe compensar comprar os bifes, usando o seu precioso tempo para inventar esquemas para ganhar ainda mais dinheiro. Eu, pobre, tenho que fazer as contas de outra forma, mesmo sabendo que conto com o Continente para as fazer por mim.

Se comprar meio quilo de peito de frango para fazer uma refeição para 3 pessoas gasto 3 euros. 1 euro por cabeça. Se optar pelo bife, que pelo preço, só pode ser superior, mas que nada verdade é a mesma merda, pago 4.625 euros. Ou seja, arredondado para baixo, mas só por ser para o Tio Belmiro, pago 1,5 euros por pessoa. Como se vê a diferença de preço, pelo mesmo pedaço de carne, é pouca. São só 33%. 


Numa altura em que todos os valores e princípios, sejam eles morais, económicos ou sociais se encontram em crise é bom saber que a ladroagem continua a ser o que sempre foi. Ladroagem. 

Por isso, Tio Belmiro, veja lá, se não puder ser bifinho, que seja peitinho, ou mesmo o frango inteiro. Já agora aproveito para lhe dizer que também dispenso o Toni Carreira. E se nem para o frango inteiro tiver orçamento, não se preocupe Tio, nós compreendemos. O melhor mesmo é não nos dar nada. Desde que também não nos tire. 
Mas aí vai ser mais difícil controlar o ímpeto, não vai Tio?


Comentários