Comicinema Parte II

Amarcord. Até ver os filmes “Um dia inesquecível e “Feios Porcos e Maus”, ambos de Ettore Scolla, Fellini era indiscutivelmente o meu favorito. Não deixou de o ser, mas agora tem uma sombra bem perto. Para quem não conhece bem a brilhante obra de Fellini o Amarcord é um excelente começo, basicamente porque é acessível. Porém, e como quase todos os filmes de Felinni, ultra estimulante do ponto de vista visual. Se o Stromboli é austero e duro, Amarcord é sumptuoso e luxuriante como o rabo da Gradisca, a personagem eixo que une todo o filme. Daí que tirar os olhos do écran é proibitivo. Por isso, concluí que uma sopa poderia muito bem prestar um bom serviço a quem quer ver este filme sem perder pitada. Até porque no Amarcord há uma pequena cena muito engraçada a propósito de sopa. 
Mas atendendo à complexidade gráfica e visual, não é uma canja que vai resolver o assunto. Por isso, fui buscar uma sopa do Heston Blumenthal, a sopa de abóbora a quem conferi alguns traços pessoais que a tornam ainda mais complexa. Vou tentar passar a receita de modo simples. Quem quiser pormenores poderá encontrar nos livros do Heston. Metade da abóbora vai ao forno 180º, 40 minutos. Numa panela fazemos um refogado, quando a cebola estiver alourada, entre o caril, de seguida entra a outra metade da abóbora. Mexe até que a abóbora se fique a desfazer. Entra 2/3 de caldo de galinha e 1/3 de leite com infusão de alecrim. Passa com a varinha mágica até ficar cremosa, quase espelhada. Acerta de sal, um pouco de pimenta e a a cereja no topo do bolo, duas boas colheres de sobremesa de manteiga de amendoim. É digno ou não é digno de um Fellini?



The Damned de Luchino Visconti. Bom podia estar aqui horas a tentar descrever o filme que não sendo de terror é dos mais aterrorizadores que já vi e como nunca ia conseguir descrever com clareza o que lá se passa decidi copiar deste blog aqui.  “The film is filled with moments of great sadness, perversion and horror that include themes of incest, pedophilia, homosexuality, murder, drug addiction and suicide. One of the highlights of the film is a bloodbath -- the historical "Night of the Long Knives," massacre of Hitler's old private army. This memorably horrific set-piece is superbly staged, beggining with a pastoral scene of soldiers playing in a lake, then progressing into an almost surreal drunken orgy of soldiers, naked women, men in drag, finally leading to the brutal massacre.” E isto é uma descrição fatual, quase como se tivessemos a comprar um quilo de violência visual. Porém, o filme é embrulhado em veludo. Com uma elegância e bom gosto supremos. Diria até que quase não é aterrorizador por ser chique. Mas é definitivamente decadente.
Levei horas a pensar que prato poderia combinar com este filme, pese embora o incesto não me pareça uma preocupação do foro da cadeia alimentar. De todos os que pensei ouve um prato, coincidentemente criado por outro italiano, que sobreviveu a todos os outros: o tornedó rossini. Só um prato deste nos oferece conduto suficiente para aguentar este filme e depois porque é tão ou mais decadente do que o próprio filme. Lá está, este prato não tem incesto, mas pensem lá nos patos a serem alimentados à força para fazer crescer os fígados. É ou não é símbolo de uma sociedade doente e decadente?
Aliás, cheira-me a um prato servido num bordel qualquer a partir das 4 da manhã. Vejamos, manteiga, manteiga, foie gras, trufas, um grande naco de carne e vinho do porto. Se não for o suficiente, experimentem a comer nús e a cantar o hino do partido nazi.


Comentários

  1. Boa tarde. Nao consegui comentar noutros posts seus, por isso acabei por fazê-lo aqui.Tenho vindo a ler o seu blog, e tenho gostado muito!
    Vou estar nos Açores esta semana em trabalho, em Ponta Delgada na 2a,5a e dia de 6a, em Angra na 3a e na Horta na 4a, e gostaria de lhe pedir algumas sugestões gastronómicas!!
    Já fiz esta viagem por 3 vezes em 2012 e conheci alguns restaurantes, mas como estou cada vez interessado em gastronomia e vinhos, gosto de recorrer a toda a ajuda possível.

    Cumprimentos
    Bruno Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Olá Caro Bruno,
    Antes de mais muito obrigado pelo seu interesse neste blog. Sei que não é fácil ir acompanhando este pequeno circo gastronómico.
    Como tenho descrito aqui no blog, o panorama não é muito animador, principalmente pela falta de conhecimento, mas também por falta de massa crítica que consiga estruturar o sector. Mas temos algumas coisas genuínas.
    Terceira.
    Mais para o sofisticado temos o Ambientes e Sabores em Angra. Promove uma boa experiência, porém não consigo garantir o lado tradicional e regional. Para isso temos:
    O Beira Mar, em São Mateus. Mais orientado para o peixe.
    O Barrigada - Dizem que a alcatra lá e muito boa. Nunca fui.
    O Caneta - Doze Ribeiras, também nunca fui, mas pedi a uma amiga Terceirense para me apontar.

    Ponta Delgada, já deve conhecer o Alcides. A tasca do Rabaça na Lagoa parece-me ser bastante genuína, como a tasca do Mané Cigano, na Calheta em Ponta Delgada. No outro dia estive no Paladares da Quinta, na Lagoa e também gostei, mas numa matriz tradicional.

    A verdadeira dica está em não se deixar levar por ambientes ou salas com um aspeto bonito e arranjado e concentra-se no genuíno. O genuíno será o melhor que temos para oferecer. A partir daí é um pouco para o embuste. Sala bonita, loiça bonita, velas e muito equívoco na cozinha. Mas muito mesmo

    Espero ter ajudado.
    ;)



    ResponderEliminar
  3. Boa tarde

    Obrigado pela resposta. Hoje estou em Ponta Delgada, e irei jantar ao Paladares da Qinta, já conheci e gostei muito!
    Tb já cá experimentei o Acides, o Aliança, o Cais 20, o Mar e Serra, a Associação Agrícola e o Gato Mia na cidade.
    Falta-me começar a explorar os sítios mais tradicionais e "caseiros"...
    Amanha vou jantar no Beira Mar de Sao Mateus, na Terceira que também já conheci e gostei bastante.

    Vou continuar a tentar ir sempre a sítios diferentes, para melhor formar a minha opinião!

    Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.