20 minutos para fazer uns ovos mexidos? Amigo, eu faço um filho em 20 minutos! Que parvoíce é essa?

Atónitos e perplexos ao tentar perceber como o nosso exaustor, ou esquentador, ou frigorífico deixou de funcionar, chamamos de imediato um técnico, que nos cobra 40 euros só para levantar o rabo da cadeira e ir lá a casa, resolver o problema limpando uma peça qualquer. Mas cozinhar e fazer logótipos no Photoshop, isso toda a gente sabe, quer dizer, por amor de Deus? Então não sabe? A pergunta reveste-se com várias figuras de estilo e reformula-se, despida de ironia, da seguinte forma: sabe alguém fazer uns ovos mexidos, por exemplo? Fazer ovos, sejam eles cozidos, estrelados, escalfados, a baixa temperatura, mexidos, omeleta ou qualquer outra forma é um desafio técnico para qualquer chef que se preze, daí não compreender a expressão coloquial “eu pelo menos consigo estrelar um ovo”. A verdade, é que não. Não sabe. E isso é quase de certeza. Da mesma forma, que tenho quase a certeza, que serão muito poucos aqueles que sabem fazer ovos mexidos. Seja em casa, ou numa cozinha profissional. Sendo percepcionados como uma receita rápida, que se faz ou para o pequeno almoço ou para uma refeição ligeira, rapidamente caíram no reino da aldrabice. Não, os ovos mexidos não se fazem em dois minutos, ou mesmo 5, 10 ou 15 minutos. Levam 20 minutos. Feitos em banho maria, levando um pouco menos de tempo em sous vide. O que se pretende é uma textura rica e cremosa, e para tal conseguir coloco os ovos numa taça com um pouco de manteiga e azeite de trufas (eu gosto dos meus trufados, mas não é obrigatório, pode-se usar só manteiga). A taça é colocada em banho maria e pronto. Agora só tens que mexer continuamente durante 20 minutos, um pouco mais, um pouco menos, conforme a preferência de ponto dos ovos. Eu devo parar lá para os 18 minutos. De fato, fazer ovos mexidos não tem nada que saber. Que estou eu para aqui a inventar? No fim, podemos finalizar de duas formas. 1. Com um pouco de Crème Fraîche, para fazermos um choque de temperatura e evitar que ovos continuem a cozinhar, bem como para lhe dar ainda mais cremosidade. 2. Com um pouco de Beurre Noisette, pelos mesmos motivos do ponto 1. Em sous vide é fazer o preparado, misturando os ovos com a manteiga e o azeite de trufas, selar e colocar em água a 75 graus virando a cada 4 minutos. Suponho que esta seja ainda mais fácil. Mas sem o equipamento apropriado, acreditem que é uma tortura. Por isso, entre as duas técnicas, e depois de comer uma quantidade de ovos mexidos que dava para mandar um space shuttle para Marte, escolho uma terceira. Uma técnica que me faz sentir um Corto Maltese da cozinha, que é bem mais romântico do que MacGiver, sempre que faço ovos mexidos. Ou seja, isso do banho maria é para meninas. Então começo da mesma forma, mas vou pondo e tirando o tacho do contacto direto com o lume, sempre que se levanta uma pequena nuvem de fumo da panela, tiro. E é isso, durante os cerca de vinte minutos. Lume, tira, lume, tira, lume, tira, mexendo sempre e finalizo como os ovos feitos em banho maria. Agora, tenho a certeza de uma coisa, muitos vão continuar sem saberem o que são ovos mexidos e a razão é muito simples: dão trabalho. E hoje em dia ninguém está interessado em fazer coisas que dão trabalho. Chamem um técnico.

Comentários