Manistesto Eleitoral: A Nouvelle Cuisine de L.A.E























A nouvelle cuisine de L.A.E, não é na verdade um conceito ou filosofia de cozinha. Aliás, filosofia é uma palavra que, facilmente, se depreende que é terreno desconhecido para este blog. Nouvelle cuisine é mesmo uma nova cozinha. Pronta a encher de gordura, vapor, cheiro a fritos, cozidos, assados e queimados.
O estado em que fica a actual cozinha será, pior ou igual ao de um País governado pelo Coronel Chávez. Qualquer País. Desde que fosse governado por ele, ou pelo Major Valentim Loureiro. A hierarquia militar pouco nos diz quanto a índices de sujidade, e entre os dois, venha o estômago reprimido e escolha.
Mas eleito um novo governo e parlamento, fica a promessa de limpar a podridão deixada pelo anterior executivo. O novo governo de L.A.E lança um ambicioso plano gastronómico: fazer desta cozinha o melhor restaurante, por convite, dos Açores. Não de forma sistemática, ou sequer profissional. Por isso, mais correcto será dizer que em determinadas noites, seremos o melhor restaurante dos Açores.
Ambicioso? Sim. Consciente? Não. Mas alguma vez L.A.E demonstrou alguma consciência? O que importa é que é uma mudança radical de cozinha, onde se adivinham muitas queimaduras e suores frios, quentes, e assim assim.
E como a alma não vive separada do corpo, nem mesmo no caso de L.A.E, a mudança de cozinha, implica inevitavelmente a mudança de casa. Não se trata de uma mudança de emprego. É uma mudança de morada.
É uma mudança do nível de compromisso com a cozinha. Sob todas as vertentes: técnica, material, criativa, higiénica e mais que se consigam encontrar. Cansado de um percurso marcado a facas e panelas do chinês, forçando a nota, como é apanágio, L.A.E diz: Basta!
Sendo este post um quase programa eleitoral do P.L.A.E, que não se pense que neste País se cozinhava, apenas, com um toco de madeira. Assinalamos um bom conjunto de facas, uma panela onde L.A.E faz o risotto nº1, um excelente conjunto de frigideiras de ferro (desculpem o inventário. Não me quero esquecer de levar os melhores deputados), um bom punhado de utensílios muito bons, aros de apresentação e tudo! Mas, mesmo assim, não chega. O Pais está num ponto, que para evoluir só o poderá fazer investindo nas infra-estruturas. E foi aí que falhou o Governo anterior.
Dia 9 de Novembro, vota P.L.A.E. Por um futuro melhor ao apetite.
Por isso, neste pequeno País, com mais utensílios de cozinha do que habitantes na ilha do Corvo, só vai entrar do bom e do melhor. Uma espécie de África: com Porsche’s em estrada de pedra. L.A.E pode não ter unhas para uma cozinha destas, mas pelo menos resolve de forma antecipada a crise dos 40, em versão Chef de cozinha.
Para tal, transitam do governo anterior todos os gadgets, incluindo aqueles que foram alvo de maior discussão: a máquina de cortar maçãs, o dispensador de azeite em spray, e a Mama. A Mama, para quem não sabe, é a máquina de fazer massa fresca. E, claro, também transita a supramencionada panela de risotto.
No entanto, serão entregues para retoma, tachos, panelas, facas, taças misturadoras, e todos os electrodomésticos. Sendo que, obviamente demitido, a partir deste momento, está o presidente do Sindicato de Electrodomésticos, o Robot de Cozinha, envolvido num escândalo com a Varinha Mágica. Mas, acima de tudo, porque eram ambos incompetentes.
Na pasta da higiene, L.A.E gizou um rigoroso plano, que passa por criar um consórcio com a equipa de limpezas do Pinto da Costa. O resultado final é uma cozinha que cheira a esturro por todos lados, mas safa-se com uma limpeza da A.S.A.E, como qualquer um faz um drible a Stevie Wonder. Um feito menor, atendendo que a justiça sofre do mesmo mal.
E neste campo, o governo de L.A.E não será menos corruptível que qualquer outro. Por isso, apelo à tenacidade na hora de empunhar a esfregona. O objectivo: uma cozinha de tal forma imaculada, que pudesse receber uma operação ao menisco, ou qualquer coisa do género, num evento organizado por um hospital sueco.
Mas o nosso programa de governo não se fica pela melhoria das nossas valências, L.A.E propõe um forte investimento na investigação. Para tal, contamos adquirir uma galinha. Sendo de avaliar a aquisição de uma segunda, para que se possam ter ovos frescos.
A meticulosa pesquisa estender-se-á ao campo das ervas frescas, salsa, coentros, tomilho, alecrim. Pese embora, a experiência seja quase nula, temos que acreditar que se os chineses conseguem falsificar um Ipod, porque não pode L.A.E, comprar o dito aparelho, para ouvir a Nina Simone, enquanto planta umas ervas aromáticas.
Na verdade, há também que investir nas relações externas, e sendo a Índia a próxima China, diria que há que fomentar a boa prática do Caril e suas subsequentes versões. Outro ponto, deste estreitar de relações, será o assinar da petição para se elevar a Chamuça a património mundial.
Estes são os mais importantes pontos de uma extensa agenda gastronómica proposta pelo P.L.A.E. Ficará a garantia que falharemos em alguns deles, para que a oposição possa ter a sua própria agenda. Afinal, estamos numa cozinha democrática. E juntos vamos construir um apetite melhor.
Obrigado a todos.
L.A.E
Eleito Presidente do Concelho Gastronómico Lá de Casa.


P.S - Presidente Obama, precisamos de mais Sushi e a nossa polícia precisa de mais Donuts.

Comentários

  1. espectacular!!!! espero eu também daqui por um ano estar numa cozinha nova!!
    Boa sorte, e muitas felicidades.

    "quié isso da mama?"

    ResponderEliminar
  2. Começando pelo fim, a mama está num dos caixotes. Coitada. A mama é uma máquina de enrolar massa. Um objecto bonito e mega funcional. Ali, fazes quase todos os "cortes"/tipos de massa.
    Assim que tiver cozinha operacional, terei todo o prazer em receber o Papa e sua comitiva, bem como o resto da pandilha. Aliás, estou doido. A cozinha é apertada. Concebida para um, vá....dois, mas havemos de nos ajeitar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Luis ,
    falar da novelle cuisine em plena sexta feira de carnaval é falar de Claude Triosgros...neto da lenda , filho do proprio...que no inicio dos 80 caiu de paraquedas no Rio de janeiro ,samba e mulatas , Flamengo e asa delta, ,
    para um jovem frances ,apadrinhado por Bocuse e companhia... o minimo era o máximo ...
    enfim...
    fico por aqui naquela melancolia caracteristica do carnaval...

    abraços

    Pedro Botelho

    ResponderEliminar
  4. La ...nao quero de forma alguma falar de Nouvelle cousine ...quero falar de um livro chamado Republica gastronomica da China....
    uma viagem...uma pessoa que soube interpretar o que achina tem de bom....

    ResponderEliminar
  5. Huuuuuuuuuuuuuuummm..
    Vontade me deu, estar por perto dos Açores!!!
    Um dia quem sabe ainda vejo essa nova cozinha, ainda que ela já venha a estar bem mais velhinha!!
    Como te disse lá, amei conhecer este teu lado..*literato*..q de gastronomia, sou qz analfabeta, faço com amor o trivial( dizem alguns que esta é a melhor desculpa pra quem não tem conhecimentos profundos (nem superficiais) da gastronomia)* rss
    Mas, adorei tudo, não sei pq, qz inexplicável, amei de paixão o texto do Leonardo da Vinci a fuçar as panelas!!! rrss
    Parabens...
    (esta outra MonaLis@)

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis ,

    um pouco para amenizar a sua (nossa) crise dos 40 , um pouco para lhe mostrar do que se faz por aqui ,abaixo da linha do equador ,seguiu via correio ,ideias , conceitos de outros mundos , de outros sabores...
    quem sabe não se aproveitará alguma coisa nesta cozinha cheia de ideias novas, que tanto promete?
    fique no aguardo,pois dos correios nunca se sabe...kk

    um abraço

    Pedro Botelho

    ResponderEliminar
  7. e já que se falou de Nina Simone...

    que tal reinventar ...segue a dica ,

    NINA SIMONE
    Remixed & reimagined ...

    acho que de 2006

    abraços

    Pedro Botelho

    ResponderEliminar
  8. errrrrrr... era um tratado sobre polmes para a mesa 4 sff!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.