Fumar faz bem à saúde. Do Salmão. 7 Sandwich’s • 7 dias • 7 post :: Nº6


Acordado da hipnose induzida pelo Croissant com paté de fígado de pato e omeleta, L.A.E dá por si numa bucólica paisagem verde, tempo cerrado, chuva e cana de pesca na mão. Estou nos Açores? Isso é mau! Pois do ponto de vista de Sandwich’s, por cá contecem tantas surpresas, como notícias na Lagoa das Sete Cidades.

Ponta Delgada, foi ponto de saída, com um excelente prego com molho holandês. De seguida, Nova York para o Club. Tokyo para o Maguro. Bogotá para o Caril. Paris para o Foie e agora deixam-me aqui a duas sandwich’s do fim?



Bem Vindos ao 6º episódio da série • 7 Sandwich’s • 7 dias • 7 posts.

Como pretendo um equilíbrio entre criação e clássicos, aqui fica a última edição programada.

1. L.A.E não faz a mínima ideia.

O que faz excelente pendant com a qualidade e planeamento deste Blog. Mas qualquer coisa se há de amanhar. Isto, para além do Salmão que planeio amanhar e já.

Parece Açores, quase cheira a Açores (Excepto Furnas), mas é definitivamente na Escócia que estamos. O sotaque escocês, é quase como a nossa variação micaelense do português. É assim para o bruto. Se de um lado entra o Mac qualquer coisa em quase tudo, pelos Açores o Mac tás gozando comigue, e claro muita pimenta da terra em tudo. Não importa especificamente em quê.

Outro ponto que nos separa, é que eles têm dos melhores Salmões do mundo. E do muito e bom peixe que temos, seria quase impossível termos Salmão por aqui. A explicação é simples. O animal tem duas fases: Água Doce e Água Salgada. Não temos rio. Ou melhor, temos. O problema é que está a cerca de 2000 quilómetros de distância. E apesar do Salmão ser uma criatura cheia de tenacidade e persistência, a verdade é que o arquipélago não fica muito à mão. Ou à barbatana, se preferirmos. (Estudar-se-á a hipótese de recolocação dos Açores, mais a norte)

Vindo ou não tomar banho a estas paragens, a verdade é que o Salmão é um peixe que tem uma personalidade única. Não é de desistir facilmente, um claro caso, antes fumado, que torcido. Ver as imagens de um bicho destes a tentar subir o rio contra corrente é uma lição de vida. Um pouco como L.A.E a subir contra a corrente de ignorância e quase analfabetismo alimentar e gastronómico. A diferença? Toda. O Salmão chega a onde se propõe.

Aliás, chega precisamente ao mesmo ponto de onde partiu. Diz-nos o Snack histórico de hoje, que este é um dos pontos que torna esta criatura fascinante. Nasce em água doce. Consoante a espécie, entre o primeiro ano e o quarto, vai comprar cigarros ao oceano (Snack Bar o Oceano). Esta migração acontece entre Março e Junho. Lá está, uma andorinha não faz a primavera. Mas um batalhão de Salmões também ajuda.

O peixe adapta-se com relativa facilidade à salinidade da água. E é neste período que mais cresce. Todos crescemos mais num mundo cão. No mundo cão, que vive este amigo do Nemo, a quantidade de predadores aumenta e de que maneira: somos nós, os tubarões, o bacalhau, o halibut e até se fala em golfinhos. Que diga-se de passagem, são muito giros e fazem uns truques porreiros. Perguntem a um pescador o que fazia com eles? Podem perguntar a L.A.E, a resposta é óbvia.

Após um período de violento crescimento, o Salmão está pronto para regressar à origem. O fascinante é que ele não regressa por um caminho diferente. Faz o mesmo caminho, e regressa exactamente ao mesmo local. (Como o faz, sem ser com um GPS, é desconhecido para L.A.E. A ter um animal de estimação, o salmão estava em número um da lista)

Intervalo para anúncios. Este programa é oferecido por: Bagle





















O local onde me encontro é no Rio Annan, na Escócia, com uma cana de pesca na mão. Após 3 dias de tentativas frustradas de apanhar um bicho, eis que um Salmão resolve ser condescendente e morde o isco. Parecia que tinha ganho o euromilhões. Peixe para fora de água, cacetada na cabeça. A minha vontade era amanhar e até filetar logo ali, mas não me deixaram.

Porquê, não sei. Mas uma coisa é certa, eu amanho peixe quando ele morde, seja no mar, na praia, no bar, no clube de strip, ou no restaurante. No entanto, a rainha não deve gostar daquela lagariça. Ela é bastante aborrecida, com o Salmão e com o Whisky. Diz que é a própria que prova e inspecciona, whisky a whisky, salmão a salmão.

Uma vez filetado, temos duas hipóteses de fumar. A frio ou a quente. Normalmente o Salmão é fumado a frio. A frio, o peixe não cozinha, resultando numa textura fina e delicada. Qualquer um pode fumar em casa. O único senão é o cheiro que liberta. Façam-no outdoors, dentro de uma caixa metálica, com entrada e saída de fumo. 24 horas chegam para uma boa defumação.

O Salmão escocês é considerado uma verdadeira iguaria e passou a ter uma presença mais regular no mercado a partir de 1970, altura em que começou a sua aquacultura na Escócia. Também temos bom norueguês. Mas diz que nada bate o Salmão Selvagem Escocês. E L.A.E assina por baixo.

Após todo o processo de fumagem, é abrir o bagle ao meio e torrar ligeiramente. Barrar com um pouco de manteiga, colocar a fatia de Salmão fumado. Por cima, alcaparras, cebola e uma gotas de limão. Há uma enorme corrente do queijo creme. L.A.E gosta. Mas gosta ainda mais com manteiga.

Não perca amanhã e a pedido de muitas famílias: o fim da Sandwich.




Comentários

  1. Caro amigo é mesmo uma saga a do salmão e a do cronista.
    Mas só ha uma coisa que é como a memória da escola primaria o cheiro do salmão selvagem e de agua cultura, a fotografia acima nem vale a pena comentar pelo amarelo da falta de ginásio e aperto no aquário só pode ser da tina e penso nunca ter visto aqui o famoso atleta por estas paragens para além do preço que inibiria todos os fazedores de sacos camas (fatias de pão) para salmão, a culpa não é do L. A. E. é das barragens que os impedem de subir até á casa da mamã.
    O único menos do selvagem é de facto o cheiro nas mãos durante três dias a menina e o preço.
    Com tanto mar e ainda falam em salmão, que come ração como as vacas que estão em baias antes aquela carne de gado ao ar livre como a da América do sul.
    Pão é para ajudar a comer o leitão e limpar a boca.

    ResponderEliminar
  2. Vai tomar no cú!!!!Um comentário certinho para pessoas que tanto se acham intelectuais e não escrevem nada com nada.O texto é ridículo!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.