No Reino de John Montagu, 4th Earl of Sandwich
























Na curva descendente que este blog tem vindo a traçar, não podíamos deixar de passar por esta, descredibilizada, instituição que é a sanduíche, doravante denominada: sandwich. É impossível aportuguesar uma coisa que, por cá, é muitas vezes feita, sem amor, nem carinho.
L.A.E costuma dizer que são sandwich’s feitos em modo filme porno. E são poucos a fazer o amor. José Avillez, por exemplo, é um cavalheiro. JA à Mesa, é um verdadeiro low-cost, onde se encontram alguns nus artísticos de sandwich’s, entre outros apontamentos de bom e barato gosto.
Como este é um blog que desafia os limites da lógica, ou mesmo a falta dela, não poderia deixar de se propor a desafios que provam exactamente isso. Este é mais um caso. L.A.E, propõe-se não só ao desafio de falar de sandwich’s, sem passar pelo courato, mas também a fazer 7 receitas de sandwich’s, em 7 dias, escrevendo 7 posts.
Mas antes, uma pequena introdução (L.A.E gosta tanto de factos históricos, como de batatas fritas). E em modo snack size, a história da invenção da Sandwich, é daqueles que quando faz pop, já não há stop, até ver o fundo da embalagem.
É uma verdade, incontornável, que a necessidade faz o engenho e ao Sr.Montagu Sandwich, que gostava de jogar às cartas, fazia uma certa espécie manusear a carne e jogar. Levado por esta demanda multitask, pediu para encurralar finos pedaços de carne, entre duas fatias de pão. Sublinhe-se, que este Lorde não é um gastrónomo, é um viciado em jogos de cartas.
Curioso é pensarmos que nada de positivo se poderia tirar do vício do jogo. Porque neste caso, Sandwich, inveterado contador de cartas e naipes que já saíram, deixou uma acidental pegada gastronómica. Criou uma matéria/disciplina própria, com enormes variáveis, quase tantas como cabeças. Mas no fim das contas, adorada por todos. Mesmo que pelos motivos errados.

Intervalo para anúncios.
Um programa oferecido por: Brioche.






















A primeira Sandwich – O Prego de L.A.E.
Esta receita, perdida algures entre prego e o hambúrguer, começa com o passo mais complicado. Tostar ligeiramente o Brioche. Cumprida esta homérica tarefa, todo o resto parece simples. Temos que fazer o molho holandês, que não é mais do que uma maionese feita com manteiga. Por isso, não mostrem pudor ou reverência, porque o holandês sente o medo.
No que à peça de carne diz respeito, sendo a sandwich disco de ouro, a par com a Joana do Marco Paulo, qualquer uma serve, quando bem trabalhada. A preferida de L.A.E é uma costeleta alta do acém, cozinhada a baixa temperatura.
Liberta os sucos todos, e ainda rosada, deixo descansar. Só passados quinze ou vinte minutos, tiro os ossos, extraindo assim, o “olho”. Corto as fatias mais finas que consigo e mergulho-as numa tigela que contém a gordura destilada.
O filme está feito. Corta para a estreia: aquece o pão, molho holandês de um dos lados, carne disposta em camadas, holandês por cima. Fecha. Come. Não se detenham com batatas fritas, ou o que seja. São meras distracções. Esta é uma sandwich, um prego, um hambúrguer, para se comer de ponta a ponta, menos dedos.
Na realidade, pode parecer que o mais complicado será o holandês, mas a verdade é que é fácil: é uma gema de ovo, misturada com um pouco de limão, vai ao lume, aquece, mistura, tira, mistura, aquece, tira, mistura e quando fica espesso, naquele sentido: i’m almost there, pára tudo e deixa o polvo esbracejar.
Daqui para a frente, o giro já passou. Sobra apenas o ritual da maionese. Introduz-se, em vez do fio de azeite ou óleo, o fio de manteiga derretida e vai-se incorporando. Até L.A.E que é bastante rudimentar, consegue fazer um holandês, porque não o dotado leitor? (Dotado de muita paciência será com certeza)
O resultado é uma curta, mas perfeita sinfonia a três instrumentos: brioche, molho, carne. É uma sandwich que, claramente, paga excesso de bagagem calórica e contem colesterol suficiente para nos fazer chegar à Lua. Entrará L.A.E no livro do Guiness, por fazer o primeiro prego a alunar?
No episódio de amanhã, versamos sobre o alinhamento previsto, comeremos mais uns snacks históricos, e claro uma nova sandwich.













Comentários

  1. Já fiz uma assinatura para todos os números!
    Vamos a ver o que sai daqui!
    Conseguirá L.A.E. conquistar o vasto reino da sandwich? Ou será só palhaçada? O leitor nunca o saberá a não ser que experimente. Não tenham medo.
    Daniel San já experimentou sandwiche número 1. Provou, Aprovou e Adorou.

    ResponderEliminar
  2. Mais do que caríssimo Daniel San, sublinho apenas os riscos de seguir L.A.E, para além de cortes e queimaduras. O nosso blog pode elevar os indíces de colesterol, obesidade e deformação mental. Bravos aqueles que sobrevivem a tudo isto, como Daniel San, e conseguem confeccionar este maravilhoso prego.
    Na lua ou por aqui, sempre juntos. Amanhã, partilhamos novo lanche.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.