A primeira referência :: Ferran Adrià

















Viver neste mundo e não ter referências é pouco como descobrir o ovo cozido em 2009. Criar referências é observar tendências e ideias, que futuramente nos poderão ajudar a formar um critério e a chegar a novos conceitos.
O elBulli e o Chef Ferran Adrià são uma destas referências. Através da aplicação de novas técnicas, vindas dos mais diversos campos, ele conseguiu criar um universo completamente novo. Considerado o melhor restaurante do mundo e com 3 estrelas no Guia Michelin, o elBulli recebe cerca de 2 milhões de pedidos de reserva, só conseguindo atender 8000 por ano. Por isso, não me perguntem se já tive o privilégio de me sentar numa das mesas, porque não tive. E até pagava os cerca de duzentos euros por pessoa, sem vinhos. Se levarmos em linha de conta que são 35 pratos, numa refeição que pode chegar às 5 horas, até é barato pagar aquele valor por uma experiência única.
Até lá enchemos a barriga de ideias, conceitos, pratos, apresentações verdadeiramente originais e criativas.

Ver filme Ferran Adrià

elBulli

A day at elBulli :: Livro

Decoding Ferran Adrià :: DVD

Este último link é uma verdadeira pérola. O DVD não é caro e permite uma compreensão mais aprofundada sobre o o fenómeno.

Comentários