Venha de lá esse bacalhau.



Nota breve: por cá comemos chicharros, abrótea, moreia, cavala, polvo. Os populares. Depois há ainda uma série de peixes mais nobres, como o lírio, o enharéu, o goraz, o cherne. Mas bacalhau não. Não temos bacalhau fresco, e como tal também não o secamos, o que me parece perfeitamente lógico diga-se. O verdadeiro bacalhau é um desígnio nacional, e não regional, mas que decidimos abraçar como quem abraça um filho que não vê há muito tempo.
E agora, agora é oficial. Deixou de ser um cantinho na praça para ter a dignidade de uma loja do verdadeiro bacalhau, junto ao nobre Jardim Antero de Quental. Não nos tivesse eu habituado ao mau gosto que agora não teria de escrever que se o Antero tivesse comido um bacalhau destes à bráz naquele dia, nada daquilo tinha acontecido. 

P.S - Demolhar o bacalhau três dias, com duas mudas de água, sempre no frigorífico. Ferver água, desligar o lume e colocar o bacalhau 15 minutos. Se não puder esperar três dias, faça a demolha antecipada, e congele, pode não ser igual, mas pode evitar uma verdadeira desgraça caso a urgência seja muita.

Comentários

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.