O orgulho de ver a bandeira de Portugal espetada num pastel de Bacalhau.

- Meu Comandante.
- À vontade. Disse o Comandante enquanto mordiscava um pastel de Bacalhau.
- Meu Comandante esta expedição Chorioactis foi um verdadeiro fracasso.
- Não vejo porquê.
- Meu Comandante, nem cogumelos, nem trufas.
- É verdade, mas está-se muito bem debaixo desta coisa que parece estilete de plástico. Bela sombra. Traga-me outra imperial por favor.

Um Comandante experiente sabe duas coisas:
1. Que na descoberta de um novo planeta há muito mais do que aquilo que vemos à superfície
2. Partir para uma expedição espacial desta natureza  com menos de 300 dúzias de pastéis de bacalhau é uma enorme ingenuidade.

O Comandante tinha falhado redondamente no ponto 2. E quanto ao 1, mesmo que quisesse dar a ideia que havia mais para descobrir para além da superfície, a verdade é que abaixo desta nem trufas encontraram. A expedição tinha de facto sido um enorme fracasso.

Para não voltarem para trás de mãos a abanar, e como um dos astronautas tinha enjoado os fritos, aproveitaram que ainda tinha um bom stock de pastéis de bacalhau decidiram continuar em frente.
Passaram vários planetas, asteróides, estrelas gigantes, sempre sem ver nada que despertasse verdadeiramente a curiosidade. Nisto passou tanto tempo que acabaram por ficar sem pastéis de bacalhau para voltarem para trás. Como tal, entregaram-se ao destino e seguiram em frente, com a memória bem viva do perfume a frito do último pastel de bacalhau que tinham comido, mas com a barriga vazia. Desidratados, esfomeados, foram desfalecendo um a um, ficando apenas de pé o Comandante e um Chefe de estado de um país relativamente pequeno, creio que o Liechtenstein, mas não sei bem, porque visto do espaço é 
mesmo um país muito pequenino. Os dois seguiam desesperados. à velocidade da luz, quando depararam com uma espécie aurora borealis que os ofuscou, até que revelou um planeta enorme. Era um pastel de bacalhau gigante. A sua superfície brilhava da fritura, por reflexo de uma estrela. Era apetitoso.
Os dois homens olharam um para outro durante breves momentos, e depois voltaram a olhar para o pastel de bacalhau gigante. Voltaram a olhar um para outro. Sorriram.

Fim da trilogia um Pastel de Bacalhau no Espaço.
Na ilustração vemos o Comandante a operar a aeronave.


Comentários