E se usássemos a máquina de lavar loiça para medir o tempo?

Pode parecer uma preposição louca. Mas não tão grande como a loucura de máquinas de lavar loiça que fazemos lá em casa.
Se num dia temos um ciclo de 24 horas, numa máquina de lavar temos vários ciclos, que desde o seu início até ao fim contabilizam precisamente 24 horas.
É claro que há variações, se lavamos a máquina depois do jantar, só antes de ir para cama ou de manhã. Mas porra, o relógio também marca 3 horas duas vezes ao dia, à tarde e de madrugada, e não foi isso que perturbou a evolução da humanidade, muito menos a confundiu. Como tal, será apenas uma questão de acertar a convenção. Por exemplo, se toda a gente passar a lavar a loiça antes de se ir deitar ficamos com todas as máquinas de lavar sincronizadas.
O fuso horário também pode trazer algumas complicações iniciais, mas nada que não se resolva. Se antes vivíamos confortáveis em saber que quando meio mundo dormia o outro trabalhava ou fingia muito bem, se essa parte do mundo for Portugal, não vejo mal algum numa pequena adaptação do conceito previamente instituído: enquanto meio mundo está a dormir, meio mundo está a fazer máquinas de lavar loiça.
- Meu filho, tenho aqui para te dar uma coisa que era do teu bisavô. Ele usava todos os dias e sempre a estimou muito. Até que um dia a deu ao teu avô, que depois deu a mim. E tem uma história muito curiosa, na segunda guerra mundial o teu avô foi apanhado pelos nazis e só para que não lhe roubassem ele escondeu a máquina de lavar loiça no rabo…..Mas valeu a pena. Como vês, aqui está ela como nova. E agora é tua.
A grande vantagem de optarmos por esta nova convenção é que gastamos muito menos pilhas, e como toda a gente sabe isto é ecológico. A juntar à enorme vantagem de que uma máquina de lavar loiça nunca se atrasa, porque ninguém, está para lavar loiça à mão. Já o relógio não é de confiar. Só percebemos que estamos atrasados quando estamos efectivamente atrasados. Se tiver uma reunião no momento de começar a arrumar a loiça lavada, é no momento de começar a arrumar a loiça lavada. Não é o momento de por a loiça suja na máquina, muito menos é o momento de por a máquina a lavar, é, isso sim, exatamente no momento de começar a arrumar a loiça lavada. Já quando dizemos pelas 9 horas, é pelas 9. Podem ser nove e um quarto, raios até podem ser 9h59 que continua a ser pelas 9. Como é que uma pessoa se governa desta maneira? Ou vejamos o cenário de que mudou a hora. Com um relógio levamos semanas, até meses a perceber se a hora está certa. O vídeo já está com a nova hora? E o relógio do carro? Já uma máquina de lavar loiça nunca muda de hora. Não tem horário de verão, nem de inverno. Não tem férias ou descanso. O momento de por a loiça suja na máquina é e sempre será o momento de colocar a loiça suja na máquina.
- Em que fase da máquina de lavar vai dar o jogo de Portugal na televisão?
- Quando ela estiver quase cheia.
- Tenho um primo que vive na Alemanha, isso é que fase da máquina de lavar lá?
- Na Alemanha... deixa ver…… a máquina de lavar loiça deve estar quase lavada.
- É uma boa fase!
- Então se não é? Mas para mim a melhor é quando a máquina acaba de lavar a loiça, estão todos a dormir e eu bebo o meu Whisky nas calmas.
- Ouve lá, e se em vez de medirmos o tempo em máquinas de lavar loiça medíssemos em copos de whisky?
- Com ou sem gelo?

(Post originalmente publicado in Ilha da Mãe, http://ilhadamae.wordpress.com/)


Comentários