Sushi nos Açores. Parte II












L.A.E já tinha escrito sobre o Sushi nos Açores a 20 de Dezembro de 2009, então para quê bater mais no ceguinho?
Ainda por cima fresco de sair de mais uma critica devastadora ao Boca de Cena?
Para quê arranjar mais brigas?
A resposta é fácil. Porque L.A.E é um idiota. E esta coisa de ser idiota é como uma doença contagiosa. Espalha-se com uma pseudo pandemia de gripe i.
Não falha. Sempre que um idiota como L.A.E escreve o que seja, há sempre um outro idiota disposto a discordar. É quase como aquela lógica de que para cada rapariga que engravida na aldeia há um rapaz que foge.
Esta lógica dos nove serve para dizer que L.A.E não podia ser mais indiferente. No exemplo, nem é a rapariga que engravida, nem o rapaz que foge. É o médico da aldeia. Lucra em qualquer cenário.
Por isso, sim, vou voltar a escrever sobre o Sushi da Casa Velha.
Quando há coisa de um ano estive na inauguração daquele espaço e depois lá voltei mais duas ou três vezes não tive vergonha de o admitir: estavam a um nível amador.
Peço desculpa, mas o serviço continua naquele nível. E atenção, L.A.E é tratado como um Rei. Mas o meu critério vai para além disso. O critério estica-se para metodologia e técnica de serviço, por exemplo.
É como o Benfica, não interessa se ganha por 10 a zero e o estádio está cheio. Interessa é se jogou bem. L.A.E quer os 10 a zero, o estádio cheio e claro o André Alcântara e a sua equipa a dar show.
Seguindo numa cadência ascendente encontramos, na próxima paragem deste elevador da Glória, a carta de vinhos, com propostas pouco entusiasmantes. Recomendação: Paulo Pacheco do Pote dos Desejos. Convidem-no para jantar que ele põe em cima da mesa 3 a 4 propostas espectaculares para complementar o sushi.
O Paulo é capaz de arranjar um bom vinho para acompanhar um bocado de madeira. Só precisa é de saber se é criptoméria que estamos a falar ou se é mogno. Bolas, o Paulo sabe dizer qual o melhor vinho para acompanhar a leitura deste blog, como se fosse sequer possível conjugar uma degustação enófila com uma coisa que pode provocar náuseas ao caro leitor.
L.A.E quando trabalha para o desconto no Pote dos Desejos, nem parece ser o idiota que escreve estes textos. É sério e comprometido. No fundo, o que não faz por um cajeirão de vinho?
Voltando ao Sushi da Casa Velha e sumariamente são estes os dois pontos mais fracos da minha análise.
Venha a parte dos patrocínios.
André, a tua evolução ao longo deste ano e tal, é qualquer coisa de fabulosa. Uma espécie de jogador que era suplente e passou a ser a estrela da equipa.
O Sushi está a um nível excelente, a técnica cada vez mais apurada e agora com uma maior diversidade conceptual.
No outro dia quando lá fui e anunciaram uma nova ementa com algum sushi fusão, confesso que pensei para mim:
- Merda, agora que estava a correr tão bem.
L.A.E comeu as palavras, comeu as 42 peças de sushi e ainda bem que nessa altura se trancaram todos na cozinha, porque se desse comia mais.
Para L.A.E o Sushi é uma espécie de amendoim que cresce no Japão. Come-se, come-se, come-se. Sei que é uma visão um pouco javarda, mas hey, o que é que eu sou?
O sushi de fusão da Casa Velha, não é a confusão do costume. E como não podia deixar de ser, aqui vou eu de caras para a polémica: Não é o tipo de merdas de fusão que comemos no Estado Líquido e outros Sushis da moda, e que toda a gente adora.
Amigos, eu adoro peixe. Não adoro merdas. Peço desculpa se o perfil até agora induziu ao contrário, como é óbvio. Parvo, mas educado.
O cuidado com que o André põe um micro bocadinho de maionese em cima de um nigiri, é amor puro. É equilibrado. É bom como as coisas boas devem saber na terra das coisas boas.
Esta delicadeza e equilíbrio na utilização dos elementos de fusão fazem com que o seu sushi tenha sabores puros e limpos. Como L.A.E gosta.
Insisto, posso ser um idiota a escrever, mas definitivamente que não o sou à mesa. Não vou ao Sushi para comer molho de soja, que até podia ser servido com salsicha de lata e saberia sempre ao mesmo.
Não vou ao sushi para comer wasabi. Vou ao Sushi para comer peixe, peixe, peixe, ovas, pele frita. Amigos, sou a puta da banda Heavy Metal da coisa, não sou os Anjos. E ainda vai chegar ao dia que vamos ter o prazer de comer iguarias como o fígado de alguns peixes.
Outro pormenor delicioso e que por coincidência tiro o chapéu: ouvi dizer que servem pouco wasabi para poupar. Que se lixe a lógica da poupança e que seja opção filosofal da casa.
A quantidade que servem é perfeita para a dose. Perfeita. Nem mais, nem menos. Tenho vergonha do que digo, porque já pedi mais wasabi para a mesa, mas isso apenas porque estava a jantar com malta que não tinha ido comer peixe. Tinha ido comer molho de soja com wasabi e arroz.
E uma coisa incrível que está a acontecer é que cada vez que o sushi está melhor, menos wasabi e soja uso.
Esta evolução do André, desconfio que não seja fruto do acaso ou da sorte. É fruto de muito, muito trabalho, amor, dedicação, experiência, aprendizagem. Sendo que o amadurecimento de toda a equipa permite atingir patamares superiores.
O que eu espero, para além do desconto quando lá voltar?
Que o André e a sua equipa nunca perca o entusiasmo pela evolução e crescimento. O sushi é uma bíblia de 450 páginas, e nós ainda só estamos na página 100. Vou querer rezar muito mais. Vou querer saber a bíblia na ponta da língua e de trás para a frente.
Vou querer coisas novas, excelência e sedimentação de técnicas, vou querer ser surpreendido. Quero que me obriguem a escrever uma terceira vez sobre o vosso Sushi e pelas razões correctas.
Porém, neste momento já sou capaz de dar duas certezas: Para L.A.E a Casa Velha será o melhor restaurante a trabalhar o peixe nos Açores e será o melhor na categoria dos não tradicionais.
Não sei se foi o suficiente para ganhar uma selecção de 42 peças. Mas pago a diferença. Na boa.




Comentários

  1. dammm .. espero a conta (aí que vai doer) loooolll.

    Não resisto: a acompanhar a leitura deste blog:
    Uma cerveja trapista. Podem escolher qual mas tem que ser trapista, a sua pujança faz resvalar os ditames de LAE se assim os desejarmos mas a sua enorme complexidade com imensa variedade de sabores e sensações faz-nos sorrir como tontos.
    Tal qual a leitura deste blog.

    ResponderEliminar
  2. ;-) Que excelente sugestão. Vou aproveitar que tenho umas Leffe Blonde lá em casa para fazer o ensaio.
    Obrigado Paulo. Pela leitura e pela partilha de ideias, conceitos, vinhos e tudo mais.

    ResponderEliminar
  3. Ola a todos. Confesso que sabe bem ouvir estas palavras encorajadoras por parte de tamanha autoridade da gastronomia e da arte de bem comer e escrever. A primeira vez que entrei em contacto com este blog foi quando pesquisei sushi nos Açores no google e deparei-me com um texto: "sushi nos açores" o qual me apressei a ler. Claro que não gostei do que li. era um ensaio de porrada no nosso restaurante. No entanto sempre fui educado a questionar tudo e a ouvir a todos, por isso respondi educada e esclarecedoramente dando a minha opinião.

    Foi então que fui até à página principal do blog e deparo-me com o titulo: "noite de terror...etc". Então percebi que comparativamente a isto o nosso artigo do sushi era uma briga de colégio ao passo que o outro será talvez quando o myke tyson arrancou a orelha do holyfield à dentada!

    Eu queria portanto dar os parabéns ao Luis pela grande ajuda que veio dar à arte do bem comer e bem beber através da sua critica constructiva ou por vezes destructiva mas sempre de bom humor. Agora cabe as pessoas saberem retirar as elacções mais positivas das suas escrituras.
    Eu pessoalmente vou continuar a vir aqui, nem que seja para soltar umas boas gargalhadas!

    Em relação ao Sr. Paulo Pacheco teria muito gosto em falar com ele.
    O meu número 916430609.

    ResponderEliminar
  4. Olá André,
    Muito obrigado pelo teu comentário.
    Tens toda a razão na escala de polémica em relação aos dois posts mais antigos que falas.
    Já este novo sobre o sushi terá pouco de polémico, mas tudo de honesto e transparente.
    O teu Sushi está excelente e com a dedicação com a qual te entregas tenho a certeza que não vais ficar por aqui.
    Bom trabalho.
    Vou passar o teu contacto ao Paulo Pacheco.
    E provavelmente amanhã sairá mais uma barrigada de 42 peças da tua excelente selecção deluxe.
    P.S - Já agora adoro que tenhas evitado a tentação de usar a palavra Gourmet. Deluxe assenta-lhe que nem uma luva.
    Abraço,
    L

    ResponderEliminar
  5. Ola Luis e todos mais. Esqueci-me de dizer que se realmente a quantidade de wasabi e gengibre não é muita é porque 90% das vezes vêm os pratos para dentro com os mesmos dois intocados. por isso para não desperdiçar começamos a por menos. Mas qualquer pessoa pode pedir mais wasabi e gari livre de qualquer custo adicional.
    Em relação ao teu desconto isso é com a senhora da casa. Eu já não mexo em dinheiro, só peixinho. Mas talvez safe um rolinho especial para provares :) Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Se já estava curioso, agora ainda fiquei mais... amanhã é a minha vez de experimentar Sushi na Casa Velha :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante para nós. Por favor, aguarde, todos os nossos postos de atendimento estão ocupados de momento. Por favor, tente mais tarde.